quinta-feira, 29 de julho de 2010

Salvador da Pátria


Cabo Verde é um país onde a oferta de mercado é muito limitada em quase tudo. Principalmente no que concerne aos bens de consumo. E é por isso que sempre que alguém conhecido ou da família resolve sair para o exterior, seja por quanto tempo for, essa pessoa passa a ser um Deus glorioso, salvador da pátria. Passo a explicar melhor: Nestas circunstâncias, o que não falta ao pobre coitado que resolveu tirar uns dias de férias são listas de pedidos de tudo o que se possa imaginar. A pessoa vira um Deus porque a ela se agarram dezenas de pessoas com unhas e dentes, vendo nela o último meio de salvação... pelo menos até que outra pessoa apareça com os mesmos planos. Eu já vi de tudo nestas listas de pedidos: roupas, sapatos, battom, perfume, DVD, bolsa, livro... mas convenhamos que estes pedidos até que são normaizinhos, qualquer um pedia... mas num país como Cabo Verde os pedidos podem ser supreendentes ou até estranhos. Numa das listas da minha mãe para Portugal eu vi duas coisas bem engraçadas e embora uma até chega a ser normal, a outra foi no mínimo inacreditável: essência de amêndoa - essa foi um pedido da minha tia que gosta muito de fazer bolinhos e queijadinhas em casa... através deste pedido, fiquei sabendo que encontrar produtos que forneçam aromas e sabores aos doces é uma das tarefas complicadas do meu tão amado país; Mas o cúmulo de tudo o que já vi, foi uma senhora que nas 2 viagens feitas pela minha mãe para me visitar (em Portugal) pediu sempre a mesma e única coisa - uma esponja para lavar pratos!!! Cabo Verde pode até ser um país limitado em certas coisas e como já referido, limitado em alguns bens de consumo... mas esponja para lavar pratos eu garanto que tem! Mas essa senhora, em tudo o que o mercado de bens Português tem para oferecer - roupas, sapatos, jóias, livros, DVD's, cosméticos, bolsas, chocolates, perfumes.... - essa senhora tinha e continua tendo um único desejo - uma esponjinha para lavar pratos.

É por isso que digo que quando alguém de Cabo Verde viaja, essa pessoa passa a ser um Deus para os amigos e familiares. Um Deus onde elas se agarram com unhas e dentes e fazem os seus pedidos. O Deus glorioso e salvador da pátria! ;D

3 comentários:

  1. Ei Erika!

    Adorei seu comentário sobre os produtos para cabelo lá no blog. E estou boba com a moça que pediu até bucha para lavar louça.

    Como viajo muito sei bem do que você está falando. Sempre tenho listas enormes. Trago o que dá. O pior é ter que pagar tudo com mue cartão de crédito para depois receber, rs. em juntos, voltando de NY eu tinha quase dois mil dólares a receber...

    O negócio é viajar, sem anunciar! rs

    Onde de portugal você mora? Fui ai ano passado e amei!

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  2. Ei Erika! Que mistura! Você é de Cabo Verde, mora em Lisboa e sua mãe está em Fortaleza! Que mundo pequeno.

    E você tão novinha já é formada? Escreva mais aqui no blog, faz bem para a alma escrever um pouquinho. Que bom que comprou o livro, no mês que vem ele sai no Kindle!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me bem quando a mae me disse da esponja! Fiquei taaaaaaaaaooo irritada lol! Ja bastavam as coisas que ela tinha de comprar, mais isso???

    ResponderEliminar