terça-feira, 22 de junho de 2010

O senhor "Tossante"


Assim como o autocarro, também não gosto do metro! No geral odeio transportes públicos, por sermos obrigados a aturar as "morraças" de cada um. Nestes ambientes há de tudo um pouco... bêbados, mal cheirosos, "peidantes" e uma lista muito comprida de tudo o que se pode considerar falta de higiene.

No outro dia, vinha com o meu livro quando de repente oiço um daqueles a quem chamo de "tossantes". Os "tossantes" são aqueles que possuem uma tosse que vai muito além de uma doença ou má disposição. Esta é a tosse "aguenta comigo". Pobre do sujeito que estiver do lado! Será uma viagem inesquecível, a contar os minutos para a descida.

Nesse dia, o pobre sujeito do lado era uma grávida. Mulher nova com cara de 25 anos e uma barriguinha proeminente. O seu companheiro de viagem, o sr "Tossante" começou a terapia assim que se sentou... e tossia, tossia, tossia. A meio das tossidelas penso que se engasga e daí mais um balanço e continua a terapia... mais e mais tosse. O intervalo de tempo entre uma tosse e outra era aproximadamente 1 milésimo de segundo ou coisa parecida... pobre mulher. Olhava para o homem com ar de desgosto e suplicava nos seus pensamentos que o sujeito parasse. O homem devia ter uns 57 anos e uma barriga de atleta de sofá... na barriga os dois até que coincidiam... no conteúdo da barriga e tudo o resto é que não...

É que sentar ao lado dos "tossantes" é msm um suplício. A cada tossidela ficas a perguntar a debandada de germes que daí vem juntamente com o magnífico "senhor mau hálito", capaz de te fazer rezar por uma desculpa para escapulir dali o mais rápido possível.

Quando se está grávida, sair dali é mais difícil, pois isso implicaria ir então de pé carregando aquela barriga aos solavancos do transporte... coitada, não teve opção mesmo. E ficou ali, sentada, quietinha... ao som da música do senhor "Tossante".

Sem comentários:

Enviar um comentário