quarta-feira, 23 de junho de 2010

Foto Tipo Passe




Ninguém fica bem nas fotos tipo passe ou "carinha" como são chamadas na minha terra.
No outro dia, cheguei em casa aos pulos, pois havia conquistado um facto mesmo histórico, algo jamais vivido por mim, em todos os meus 23 anos! Consegui tirar uma carinha que ficasse mesmo boa! Como isso é uma raridade e algo que provavelmente só acontecerá uma vez na vida, achei por bem que esta carinha era digna de ser relembrada e ter direito a 12 versões em vez das 6 normais. O primo que morava comigo comentou que realmente era motivo para celebração, pois ele, tal como todos os mortais na terra (pelo menos que eu conheça), reclamam da mesma infelicidade em relação a essas fotografias.

Lembro-me de uma amiga que veio ter comigo com ar doente e cabisbaixo, depois de uma ida à loja do cidadão para fazer o BI. Disse que ia para casa dormir sobre o assunto.
É que ainda por cima inventaram agora um sistema digital que tem a capacidade de nos "destruir" ainda mais. Se aquelas no fotógrafo já não ficavam bem, essas então nos desfiguram por completo. As carinhas têm o dom de acentuar os nossos defeitos visuais. Eu, como tenho o rosto alongado, quando tiro uma carinha, fico a parecer um pau de tão comprido. Tenho uma prima que por ter o rosto bem redondinho, ouviu-me reclamar e disse-me que devia conformar, pois o efeito contrário era bem pior. Mostrou-me o BI dela e realmente senti-me melhor ao ver o rosto dela que parecia desenhado a compasso... Meu tio, o pai dela também mostrou-me o dele e parecia um lobo carrancudo.
Minha mãe uma vez na tentativa de transmitir um olhar bonito e atraente, obteve como resultado uma foto onde parecia ter visto um fantasma de tão arregalados que os olhos ficaram. Parecia mesmo ter levado um susto!

No dia em que fui fazer o meu BI e passar pelo tal sistema digital que mais lembra uma guilhotina, passei horas ao espelho na tentativa de salvar a minha pele com aquele documento de longa duração. Um falhanço na foto deste documento, implica o teu rosto exposto a todas as instituições e entidades por um período mínimo de 5 anos!
Ao pousar-me em frente à máquina, deram-me 5 segundos para olhar fixamente um pontinho onde uma luz vermelha piscava ironicamente com o intuito de te deixar ainda mais nervoso e a tentar controlar os nervos numa tentativa frustrada de obter bom resultado.
Primeiro disparo e o resultado veio traumatizante! Viro-me para a mulher e pergunto se há possibilidade de tirar outra, mas essa é decidida na sua resposta:
"A foto foi aprovada pelo sistema, não há necessidade de tirar outra."
Pois não há, não há pq não foi com ela. Não há porque o maldito sistema não foi instruído para levar em conta dicas de estética ou good looking. É apenas um mísero sistema digital e não um instituto de moda e beleza. E ela já deve estar mesmo farta de discutir esse assunto com a população toda do país, todos os santos dias da sua vida. E fico assim, mais uma vez com o tal documento que dura 5 anos e a minha cara desfigurada por todas as instituições do país e exterior.

Quando tirei a tal carinha boa já era tarde. Era tarde pq já tinha feito o tal documento e o nosso sistema digital já não fornece a opção de levares a tua própria fotografia. Resta-me a opção de as guardar... as 12 magníficas versões que se calhar até já nem terei oportunidade de usar pq com as novas tecnologias, estes sistemas digitais serão implantados em tudo quanto é canto... E a solução mesmo é conformar que o maldito documento terá sempre o teu rosto desfigurado... porque é da praxe ser assim.

1 comentário:

  1. Concordo PLENAMENTE! Lembro-me de uma dessas foto que eu fiz antes de termos ido aos EUA em 2003. Fiquei igualzinha a um DUENDE DOENTE!
    E ha poucos dias achei outro aqui em casa: Parecia aquelas pessoas que passam a vida de cara amarrada! Que horror que aquilo ficou! lol

    ResponderEliminar